O mercado de trabalho de Blumenau voltou a ter desempenho positivo em outubro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Previdência apontam um saldo positivo de 874 novos empregos formais na cidade, com carteira assinada, criados ao longo do mês. O dado representa a diferença entre contratações (6.919) e demissões (6.045) feitas no período.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Apesar do desempenho animador, o indicador revela certa desaceleração na criação de vagas. Em setembro (+1.038) e agosto (+1.535) os resultados foram melhores. Ainda assim, os números de outubro sugerem continuidade do reaquecimento da economia.
O setor de serviços puxou a criação de vagas em Blumenau em outubro. Foram 474 novos postos de trabalho criados. Na sequência aparece o comércio, que também teve bom desempenho, com 305 novos empregos. Indústria (+64) e construção (+33) tiveram resultados mais tímidos. Já a agropecuária foi a única atividade que perdeu vagas (-2).
O resultado de Blumenau em outubro foi o quarto melhor entre as cidades de Santa Catarina, atrás apenas de Florianópolis (+2.492), Itajaí (+1.256), São José (+1.199) e Jaguaruna (+1.051). No acumulado do ano, a cidade soma 13.843 empregos criados em 10 meses, atrás apenas de Joinville (+17.107).
Continua depois da publicidade
Os números, no entanto, devem diminuir entre novembro e dezembro, meses em que historicamente o saldo fica negativo em função do encerramento de contratos na indústria e na administração pública.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Tucanos de Blumenau com mandato foram contra a maré nas prévias do PSDB
Passagem de ônibus de Blumenau não vai mais aumentar em 2021
Fecomércio-SC abre disputa pela presidência após abalo da Operação Mercúrio
Caso de racismo volta a agitar bastidores do setor cervejeiro no Brasil
Blumenau e Florianópolis sobem e Joinville cai em ranking de cidades com serviços inteligentes
Britânia planeja investir R$ 130 milhões em nova fábrica de eletrodomésticos em SC
Empresa gaúcha de refrigerantes abre novo centro de distribuição em Blumenau
Segunda maior casa enxaimel de Blumenau vai ganhar anexo para ser concedida à iniciativa privada
Natal em Blumenau tem potencial para ser a Oktoberfest de novembro e dezembro