Agora é oficial: a prefeitura de Blumenau vai recorrer à iniciativa privada para promover o Concurso e o Festival Brasileiro da Cerveja na cidade em 2025. O município anunciou neste sábado (8) a Escola Superior de Cerveja e Malte como responsável pela coordenação técnica tanto do concurso quanto da feira de negócios e de um congresso científico ligado ao ramo cervejeiro. A coluna já havia antecipado na quinta-feira (6) que a entidade era a favorita para assumir a organização dos eventos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Já a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, composta por nove cervejarias da cidade, além da própria Escola, ficara responsável pelo Festival Brasileiro da Cerveja, evento aberto ao público em geral. Como a coluna também já havia anunciado, a entidade reivindicava a gestão da programação depois de receber críticas de expositores e empresas ligadas ao ramo.

Com as novidades, os eventos a serem promovidos em Blumenau terão mudanças em relação ao formato adotado até então pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que esteve à frente das programações nos últimos anos – a entidade entrou em pé de guerra com o município e já anunciou que fará um concurso e um festival por conta própria em Balneário Camboriú em 2025.

Em relação ao concurso, o novo modelo vai prever um repasse de 10% das receitas com inscrições ao Fundo Municipal de Turismo, que deverão ser usadas em ações para fortalecer a marca “Capital Brasileira da Cerveja” ostentada por Blumenau desde 2017. Além disso, a Escola Superior de Cerveja e Malte deve garantir que pelo menos 25% do corpo de jurados seja formado por profissionais estrangeiros, o que servirá de vitrine para o mercado internacional.

Continua depois da publicidade

A competição acontecerá no Spaten Platz, o setor 4 da Vila Germânica. Já a feira de máquinas, equipamentos, produtos e negócios do ramo cervejeiro, ausente do calendário nos últimos anos, deve ocorrer no setor 1. A Escola também ficará responsável por palestras e fóruns de discussão que englobarão um congresso técnico e científico.

Mudanças no Festival

Para o Festival em si, o formato também terá novidades. A ideia é que haja, no setor 3 da Vila Germânica, um “grande estande” a ser compartilhado por cervejarias de todo o Brasil. Essas marcas, principalmente de estados mais distantes, enviariam apenas os barris de cervejas. A operação das vendas ficaria a cargo da associação. A aposta é que este modelo diminua custos logísticos, uma das reclamações das empresas que vêm de fora. Este espaço terá consumação livre, garantida por um ingresso específico, outra inovação proposta.

Já o setor 2 da Vila Germânica deve manter o formato tradicional e já conhecido do público, com estandes individuais, consumo por amostra, shows musicais e opções de gastronomia. Com foco no mercado artesanal, o evento ainda deve barrar a participação de grandes grupos econômicos cervejeiros, seja como participante ou patrocinador.

As mudanças foram debatidas exaustivamente nas últimas semanas. Prefeitura e entidades entendem que os eventos perderam relevância ao longo dos anos e que é preciso resgatá-los. A Ablutec, por outro lado, mantém as programações de um festival e um concurso para Balneário Camboriú entre os dias 12 e 15 de março de 2025. Em Blumenau, a parceria entre município, escola e cervejeiros ocorrerá simultaneamente entre 12 e 16 de março.

Continua depois da publicidade

Confira fotos da edição deste ano do festival

Leia também

Semana agitada deixa interrogações na corrida eleitoral em Blumenau

Dona do Burger King faz acordo para comprar o Starbucks no Brasil por R$ 120 milhões

Hospital eleito o melhor de SC alega prejuízos e corre para manter serviços do SUS

Blumenau encaminha solução para o Concurso e o Festival Brasileiro da Cerveja

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp