O reduto mais alemão de Blumenau está desenhando um novo complexo de lazer para a região Norte da cidade. Membros do Conselho de Administração do Centro Turístico e Cultural (CTC) do Distrito da Vila Itoupava conheceram nesta quarta-feira (10) um primeiro esboço arquitetônico do futuro Complexo Feldmann. É um projeto que irá reunir o prédio da antiga Cervejaria Feldmann, fundada em 1898 e que hoje sedia o CTC, um parque natural com cachoeiras, em uma ampla área verde aos fundos da edificação, o Salão Kunze e a Casa Feldmann. Os dois últimos atrativos são imóveis históricos, que ganharão nova vocação turística.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Tanto o Salão Kunze quanto a Casa Feldmann estão sendo restaurados pelo município. A ideia é que o primeiro se transforme em alguma operação gastronômica, como um restaurante ou uma padaria. O segundo deve abrigar um empório, com a venda de produtos artesanais típicos feitos na Vila Itoupava. As construções serão realocadas para compor o complexo. Outra etapa do projeto inclui uma construção que serviria como salão de jogos tradicionais da cultura germânica, como tiro ao alvo e bolão.
O intendente da Vila Itoupava, Leandro da Silva, diz que a concepção da proposta deve ser finalizada até abril. Etapa importante do projeto já foi vencida, com a desapropriação das áreas que vão compor o futuro complexo – que, somando as edificações, terá cerca de 7 mil metros quadrados de área construída e estará localizado na área do atual CTC.
Segundo Silva, a ideia é incluir o Complexo Feldmann no pacote de concessões da prefeitura. Como contrapartida para exploração comercial, o investidor ficaria responsável pela urbanização do entorno, incluindo a pavimentação da Rua Alfred Feldmann, que dá acesso ao atual CTC.
Continua depois da publicidade
— A gente acredita que esse espaço vai ser um ponto indutor do turismo para a Vila, seja pela localização privilegiada, seja por reunir esse mix de opções — aposta o intendente.
Algumas adequações já foram sugeridas após a apresentação desta quarta. Uma comissão formada por conselheiros irá analisar com mais calma a proposta a partir de agora. Enquanto isso, a criação do parque natural nos fundos da antiga Cervejaria Feldmann avança. O projeto está em análise na Procuradoria Geral e deve aportar em breve na Câmara de Vereadores.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.