Blumenau deu o primeiro passo para o que pode vir a se tornar, no futuro, um grande parque no distrito do Garcia. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) assinou nesta terça-feira (23) um decreto que torna de utilidade pública o terreno onde hoje está instalada a Associação da Artex. O documento abre caminho para uma eventual desapropriação da área.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O complexo tem bosques, campos de futebol, quadras de esportes e salões para eventos, entre outras benfeitorias. Ocupa uma área de 95,8 mil metros quadrados, mais que o dobro dos 40 mil metros do Parque Ramiro Ruediger, hoje a principal referência de lazer ao ar livre da cidade.
O decreto prevê, no local, “a implantação de equipamento público de lazer”. Na prática, o documento “congela” o terreno e cria uma previsão legal para a desapropriação. Mas para virar parque de fato ainda é necessário desenrolar alguns nós.
A área pertence à Coteminas, que já teria sinalizado que poder se desfazer dela – a empresa passa por uma fase de reestruturação, que incluiu a demissão de centenas de funcionários da fábrica do Garcia. Mas as conversas ainda são iniciais. Segundo Hildebrandt, ainda é preciso montar um projeto. Sequer há, por enquanto, estimativa de quanto a desapropriação custaria. Certamente não será barata.
Continua depois da publicidade
Ao divulgar o decreto, a prefeitura anunciou que, na área, deve ser criado um parque “nos moldes do Ramiro Ruediger e das Itoupavas”. A ideia foi plantada. E a comunidade do “Reino” certamente irá cobrá-la.
Leia também
Secretário flagra pilha de lixo na Rua XV em Blumenau e desabafa: “Depois a culpa é da prefeitura”
A primeira impressão da Fiesc sobre o novo programa industrial do governo Lula
SC será a casa da maior premiação de queijos do Brasil
Ranking dos maiores supermercados de SC tem “dança das cadeiras” em 10 anos
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp