Tudo indica que foi uma situação atípica, mas suficiente para fazer a equipe da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (SMTT) comemorar. No dia 3 deste mês, 80.059 passageiros cruzaram as catracas do transporte coletivo da cidade. Foi o maior número diário desde o pós-pandemia.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Antes da crise sanitária, Blumenau chegava a ter, em média, 100 mil passageiros de ônibus por dia. A insegurança provocada pela paralisação da época, a disseminação do trabalho remoto, o aumento no custo da tarifa e a opção pelo transporte individual ou por aplicativo são apontados por analistas como motivos para a queda no volume desde então.

A marca do último dia 3, no entanto, é significativa porque a SMTT considera 80 mil uma espécie de “número mágico” para equilibrar o sistema, considerando a atual dimensão dele – a frota tem hoje 196 veículos, mas já foi maior no início da concessão da Blumob.

— A meta hoje é 80 mil. É a estrutura que temos — diz Lairto Leite, diretor da secretaria.

Continua depois da publicidade

O dia seguinte chegou muito próximo disso (foram 79.234 usuários em 4 de setembro), mas desde então a média diária voltou ao patamar que já vinha sendo observado nas semanas anteriores, de cerca de 75 mil passageiros.

Segundo Leite, a SMTT não observou nenhum fator ou evento específico que justifique a marca de 80 mil passageiros em um único dia. Apesar disso, o diretor diz se tratar de um “sonho”. A ocasião revelou que se trata de algo factível e que deve estar no radar dos prefeituráveis, já que a mobilidade urbana é um dos temas centrais da campanha deste ano.

Troca de frota

Segundo Leite, até o ano que vem a Blumob teve trocar cerca de 100 veículos da frota. A renovação está prevista no contrato de concessão. A empresa deve antecipar parte dela ainda em 2024, com a chegada de 30 ônibus zero quilômetro já nos próximos dias.

Eles já virão equipados com câmeras de segurança e devem ser usados principalmente em linhas alimentadoras. De acordo com Leite, a renovação vai ocorrer “sem prejuízo” à tarifa de ônibus.

Continua depois da publicidade

Leia também

WEG compra fábrica de motores na Turquia em negócio de quase R$ 500 milhões

FOTOS: Cervejaria de Blumenau vai abrir bar em Florianópolis com vista para o mar

FOTOS: Casarão de luxo em Jurerê Internacional vai a leilão por pechincha

Festival em SC recria cenário de clássico de Franz Kafka com direito a “barata gigante”

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp