O empresário Kiko Souza, fundador, há 14 anos, da grife de moda casual Beagle, prepara o lançamento de uma nova marca de roupas, batizada de Scotfield. Será uma linha de alfaiataria fina com foco no público masculino das classes A e B, que terá como carro-chefe camisas de alto padrão feitas com tecidos italianos – polos e camisetas complementam o portfólio, que posteriormente deve ganhar novos itens. O projeto soma investimentos de R$ 2 milhões.
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Apesar de ser novo para a empresa que comanda, este nicho de negócio está longe de ser uma novidade para Kiko. Nascido Marco Aurélio Hess de Souza, ele é o mais jovem dos 16 filhos do casal Duda e Adelina, criadores da Dudalina. A Scotfield, define, marca um retorno às suas origens.
— É um sonho voltar para a minha essência. Eu nasci dentro de uma fábrica de camisas — lembra.
Realizações pessoais à parte, há também uma visão estratégica neste movimento da Beagle. Kiko não esconde que a nova marca nasce para concorrer com nomes de peso. Isso inclui a própria grife criada pelos pais no final dos anos 1950, mas que há tempos já não é mais administrada por herdeiros do casal – a Dudalina foi vendida a fundos americanos no final de 2013 e, depois, adquirida pela varejista Restoque.
O caçula da família enxerga uma lacuna deixada com o fechamento das unidades produtivas da companhia na região. Pensa em abocanhar uma fatia do mercado repetindo ao menos parte da fórmula de sucesso adotada por Duda e Adelina: fabricação local agregada à mão de obra especializada e alta qualidade de produto.
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Produção pequena
De início, a meta é costurar 100 camisas da Scotfield por dia, que chegarão ao consumidor final com preço entre R$ 300 e R$ 600. A produção será feita na unidade de Luiz Alves, o que acrescenta outro componente simbólico, já que a cidade foi o berço da Dudalina.
Kiko também está recrutando uma equipe de representantes comerciais. Muitos deles, conta ele, trabalharam para a empresa erguida pelos pais. A missão da equipe será abrir pontos de venda em lojas multimarcas de alto padrão de todo o país. Uma rede própria ou até mesmo franquias não estão nos planos por enquanto.

Diversificação maior
A criação da Scotfield dá a largada num processo futuro de diversificação de portfólio desenhado pela Beagle. Kiko ainda quer desenvolver “seis ou sete” novas marcas que atinjam outros públicos – surfwear e infantil estão no radar, por exemplo. O atual parque fabril tem capacidade para atender eventual crescimento da demanda, garante o empresário.
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Hoje os centros de administração e de distribuição funcionam em Blumenau, no prédio que por anos abrigou a Malwee. Além de Luiz Alves, há plantas produtivas também em Taió e Laguna, responsáveis pela produção de 90 mil peças por mês e que empregam cerca de mil pessoas.