Em meio a uma queda de braço com a prefeitura de Blumenau, a Associação Blumenauense Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) decidiu levar o Festival Brasileiro da Cerveja para Balneário Camboriú. Em 2025, o centro de eventos da cidade litorânea será o palco da programação, que deve se tornar itinerante.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O evento vai ocorrer entre os dias 12 e 15 de março. A Feira Brasileira da Cerveja vai junto no pacote. O Concurso Brasileiro da Cerveja continuará reunindo jurados em Blumenau, mas a cerimônia de premiação também passará a ser em Balneário Camboriú.
Oficialmente, a Ablutec alega diferenciais logísticos de Balneário Camboriú e que pesquisas já vinham apontando que o mercado pedia por uma programação itinerante. A coluna antecipou que a organização do festival avaliava criar uma segunda edição fora de Blumenau.
Por trás do discurso, no entanto, está uma rota de colisão entre entidade e prefeitura de Blumenau, que tem como pano de fundo a insatisfação, tanto do poder público quanto de cervejeiros locais, sobre os rumos do evento.
Sustentando ser o dono das marcas, o município notificou a Ablutec para que ela se abstenha de usá-las e chegou a anunciar que lançaria uma concessão dos eventos para a iniciativa privada, nos mesmos moldes do que é feito com a Oktoberfest. A associação, por outro lado, diz que os eventos pertencem a ela.
A coluna apurou que a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau chegou a bloquear a agenda da Vila Germânica em março de 2025 para outro inquilino – o que impediria a Ablutec de usar as instalações.
Na disputa sobre quem é o “pai da criança”, tudo indica que a briga ainda terá novos capítulos e deve acabar na Justiça.
Continua depois da publicidade
Leia também
Restaurante de Pomerode com cardápio fora do óbvio prepara rede de franquias
Conselho da WEG aprova novo empréstimo com o BNDES
Ponte em Blumenau aberta há três anos apresenta problemas e precisa de reparos
Empresas têxteis de SC se unem para doar 30 mil toalhas e cobertores ao RS
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp