Respingou na Vila Itoupava o principal impacto em Blumenau da reestruturação nacional do Banco do Brasil, anunciada na segunda-feira (11). O distrito perderá a agência do banco. Negócios e clientes serão transferidos para a unidade da Itoupava Central. A mudança, porém, não é imediata e deve se consolidar nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
A informação foi confirmada pelo sindicato dos bancários de Blumenau, que em nota lamentou o “verdadeiro desrespeito aos pequenos agricultores e clientes da Vila, que ficarão sem os serviços do único banco em seu bairro, já tão distante dos demais centros da cidade”.
Procurado pela coluna, o intendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, disse que ainda não havia sido comunicado oficialmente da decisão. Mas acrescentou que lamenta o episódio, lembrando que a região tem 7 mil moradores e que, se de fato se confirmar, irá se mobilizar para tentar reverter a medida.
Segundo o sindicato, as agências dos bairros Velha e Escola Agrícola também serão afetadas pelas medidas: vão se transformar em postos de atendimento (PAs). Na prática, isso reduz a estrutura das unidades, com a eliminação das funções gerenciais existentes. Conforme a entidade, esses PAs serão administrados por um único gerente de serviço, a ser definido.
Continua depois da publicidade
O sindicato também informou que todas as funções em comissão das unidades fechadas, assim como as gerenciais das agências convertidas em PAs, serão extintas de forma unilateral pelo banco, que oferece aos profissionais atingidos a adesão a um programa de demissão incentivada ou a possibilidade de realocação para outras unidades.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.