Se você mora em Blumenau, não se surpreenda caso aviste um avião sobrevoando a cidade nos próximos dias. Uma pequena aeronave vai “passar a limpo” o território blumenauense e, com a ajuda de uma câmera especial, produzir um conjunto de imagens aéreas que abastecerão um novo levantamento cartográfico do município. Na prática, o que se vai fazer é uma ampla e nova fotografia da Blumenau vista do alto, cobrindo 430 quilômetros quadrados de áreas urbanas e rurais.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Os primeiros voos começaram a ser operados na sexta-feira (19) por um consórcio de empresas, responsável pelo serviço contratado pela prefeitura via licitação por R$ 7,8 milhões. O trabalho de captação e processamento das imagens deve levar de seis a oito meses, estima o secretário de Planejamento Urbano, Eder Boron. As fotos serão feitas em altíssima resolução para ilustrar em detalhes os mais variados aspectos urbanos e geográficos, como a metragem de edificações e a extensão de ribeirões, córregos e áreas verdes, por exemplo.

— Até bueiro ele (o avião) vai ler — diz Boron.

O material captado ajudará a nortear políticas públicas de diferentes secretarias municipais. Na Defesa Civil, por exemplo, será possível identificar áreas mais propensas a ocorrências de desastres ambientais. No Planejamento Urbano, ajudará na divisão de lotes imobiliários e na definição de liberação de construções. Para o Samae, vai mapear pontos de drenagem urbana. Futuramente, essa nova fotografia geral aérea também servirá de base para a revisão do Plano Diretor e para mudanças de zoneamento.

Continua depois da publicidade

Defasagem

Apesar de não ser muito midiático, o trabalho deve promover uma pequena revolução dentro da Secretaria de Planejamento Urbano, diz Boron. Ele também é necessário, acrescenta o secretário. Para alguns tipos de análises, hoje o município muitas vezes precisa recorrer a imagens de satélite, que não têm a mesma precisão e qualidade. Além disso, o último levantamento aerocartográfico da cidade foi feito em 2003. A referência está quase 20 anos defasada e não considera a transformação do cenário urbano de Blumenau nestas últimas duas décadas.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Reforma deixa a famosa locomotiva Macuca de Blumenau irreconhecível

Cooper vai abrir farmácia de rua na frente da Vila Germânica em Blumenau

Empresa de iluminação de Blumenau prepara segunda ampliação de fábrica em dois anos

Lucro da Senior Sistemas cresce 21% no segundo trimestre e vai a R$ 35 milhões​​

Blumenau vai testar sistema de aluguel de patinetes elétricos durante a Oktoberfest