A prefeitura de Blumenau tem planos para abrir uma quarta pista em parte da Avenida Martin Luther. A faixa extra será implantada entre as ruas Carlos Rischbieter (esquina do restaurante Rosa Mexicano) e Indaial (esquina do restaurante Mortadella). A intervenção ocorrerá em um trecho curto, de cerca de 300 metros, mas com a promessa de amenizar um grande gargalo do trânsito da região.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Em horários de pico, veículos que estão na Avenida Martin Luther e precisam convergir à esquerda na Rua Indaial acabam formando uma longa fila – geralmente com início na Rua Carlos Rischbieter – que trava o trânsito. Com isso, aos motoristas que precisam ir em direção à Ponte do Tamarindo e à Via Expressa resta apenas a pista central, já que a faixa mais à direita é exclusiva para os ônibus. Engarrafamentos são comuns no local.

Nova faixa será implantada em trecho entre as ruas Carlos Rischbieter e Indaial
Nova faixa será implantada em trecho entre as ruas Carlos Rischbieter e Indaial (Foto: Reprodução)

Pelo projeto elaborado pelo município, a avenida será alargada em cerca de três metros neste trecho. O espaço da nova pista virá do encurtamento de uma calçada localizada do lado direito, onde existe um ponto de ônibus. A Martin Luther voltaria a ter três faixas depois do restaurante Mortadella. A obra não afetará a Rua São João Batista, paralela à avenida.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eder Boron, a obra vem sendo estudada há um ano e meio. O orçamento inicial está estimado em R$ 500 mil. A prefeitura tinha a ideia de buscar o recurso junto ao governo do Estado, via Plano 1000, mas decidiu recorrer ao Fundo Municipal de Planejamento Urbano. A liberação da verba será avaliada pelo conselho da pasta em reunião agendada para esta quarta-feira (14).

Continua depois da publicidade

A aposta da prefeitura é de que uma intervenção relativamente simples possa melhorar o tráfego de veículos no local. Em alguns casos, nem mesmo a liberação do corredor exclusivo de ônibus para carros tem garantido boa fluidez ao trânsito.

Trecho da Avenida Martin Luther onde será criada a nova pista
Trecho da Avenida Martin Luther onde será criada a nova pista (Foto: Reprodução)

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Por que a Oktoberfest Blumenau precisou dizer não a patrocínios

Turismo de Blumenau é fiel à história da cidade ao lembrar das enchentes

Blumenau estuda ampliação da Vila Germânica

​​Dona do shopping Neumarkt retoma projeto de hotel no Centro de Blumenau