A não ser que surja uma improvável formação de oposição, quebrando a tradição de indicação da diretoria por consenso, o empresário Avelino Lombardi será reeleito no dia 29 deste mês para novo mandato de dois anos à frente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Até o momento, ele encabeça a única chapa inscrita para a disputa, tendo Renato Medeiros como vice.

Continua depois da publicidade

Empresário do ramo da segurança, Lombardi também é o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina. Assumiu a Acib em 2017, sucedendo Carlos Tavares D’Amaral. Com seu estilo peculiar, imprimiu à principal entidade empresarial de Blumenau um tom mais enérgico no discurso, principalmente na cobrança por obras de infraestrutura da região.

Lombardi também é um dos líderes do Voz Única, movimento que reúne associações empresariais do Vale e que cobra justamente intervenções na área de mobilidade, em especial a duplicação da BR-470. Em entrevistas, costuma ressaltar o "abandono" dos governos federal e estadual com a região, que representa cerca de 30% do PIB do Estado.