O ano de 2018 foi marcado pela expansão do atacarejo em Santa Catarina. Várias redes abriram unidades deste formato, que é o que mais cresce dentro do ramo supermercadista, em todas as regiões. A lista inclui bandeiras como Brasil Atacadista, Komprão, Atacadão, Preceiro, Líder, Catarinão e Fort. Algumas delas fizeram sua estreia no mercado.

Continua depois da publicidade

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) não tem um levantamento de quanto foi investido no segmento neste ano porque, segundo o presidente Paulo Lopes, nem todas as redes abrem esse tipo de informação. Mas os aportes são significativos. Só o Fort Atacadista desembolsou R$ 165 milhões em quatro novas lojas inauguradas entre novembro e dezembro. Uma delas fica em Joinville (foto acima).

De acordo com Lopes, as vendas dos supermercados devem ter avanço tímido em 2018, de apenas 1%. Poderia ser maior caso não houvesse a greve dos caminhoneiros, em maio, avalia o dirigente. Para o ano que chega a projeção é bem mais otimista, de incremento real entre 3% e 3,5%. O atacarejo deve continuar puxando a fila de investimentos, com mais lojas deste formato chegando a cidades do interior.

Gôndola

O Angeloni inaugurou neste mês sua 29ª loja, em São Francisco do Sul. É no mesmo local onde funcionava uma unidade do Supermercado Barão, comprado pela rede, como destacado pelo blog em novembro. O espaço de 1.850 metros quadrados de área de venda passou por reformas. Vai empregar 110 pessoas.

Continua depois da publicidade