A notícia de que a cervejaria Hersing é contra a realização da Oktoberfest de Blumenau na data inicialmente programada, entre 7 e 25 de outubro, repercutiu no meio cervejeiro. O diretor comercial da marca, João Carlos Zimmermann, defendeu que o evento aconteça em outro momento por não acreditar que, na atual situação, o evento consiga manter os protocolos de saúde para evitar a propagação da Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
O blog consultou as outras cervejarias artesanais da região que participam da festa e constatou que o posicionamento da Hersing é uma exceção. Todas as demais acreditam que ainda é cedo para tomar qualquer decisão.
Agora a Associação Vale da Cerveja, que representa 10 cervejarias da região — Alles Blau, Balbúrdia, Berghain, Blumenau, Container, Das Bier, My Beer, Schornstein e Wunder Bier, além da própria Hersing e da Escola Superior de Cerveja e Malte —, procurou o blog para se posicionar a respeito, reiterando que "ainda é prematuro o cancelamento ou adiamento da festa, como está sendo cogitado".
Confira a nota na íntegra:
Importante nesse momento resgatarmos as origens da Oktoberfest em Blumenau. Inspirada na Oktoberfest de Munique, nossa festa surgiu em 1983 após a trágica enchente ocorrida naquele ano, tendo abalado profundamente a vida de grande parte da população do Vale do Itajaí. A ideia, à época, era fazer uma festa com intuito de animar os moradores da região, ajudando psicologicamente a reconstrução de suas vidas.
Guardadas as devidas proporções, passados 37 anos da primeira edição, estamos diante de uma nova catástrofe, talvez maior em razão das grandes incertezas que nos cercam nesse momento de pandemia mundial. Nessa semana afloraram discussões sobre realizar ou não a Oktoberfest nesse ano. O assunto realmente é polêmico e a decisão a ser tomada é das mais difíceis e de grande responsabilidade. Novamente envolve diretamente a vida das pessoas que habitam Blumenau e região, num sentido mais amplo (econômico, social e de saúde).
Continua depois da publicidade
Nesse contexto, nós da Associação Vale da Cerveja, entidade que congrega 10 cervejarias da região mais a Escola Superior de Cerveja e Malte, nos posicionamos no sentido que ainda é prematuro o cancelamento ou adiamento da festa, como está sendo cogitado.
A Oktoberfest, como tudo, não será mais a mesma. O que será possível fazer, como fazer e qual o novo modelo da festa são questões que devem ser exaustivamente discutidas nesse momento. Há muito em jogo nessa decisão.
Respeito à vida em primeiro lugar, no sentido mais amplo possível da palavra, como já dito. Entendemos que os órgãos públicos devem sopesar todos os fatores e abrir canais de discussão com os atores da festa a fim de, em conjunto, chegar a uma decisão correta e democrática.