Ao completar 100 anos em 2022, a blumenauense Altenburg passou a integrar uma seleta e restrita lista de indústrias seculares de Santa Catarina que seguem firmes e fortes no mercado.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Um levantamento inédito feito pelo Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a pedido da coluna, contabilizou as companhias centenárias no Estado ainda em operação.

São negócios de diferentes segmentos, com predominância do têxtil e de confecções. Por outro lado, também há representantes dos ramos de alimentos e saúde. 

A relação inclui apenas empresas do setor industrial. Faltou alguma na lista? Avise a coluna pelo e-mail pedro.machado@nsc.com.br que a galeria abaixo será atualizada.

Continua depois da publicidade

Confira a lista

Cia. Hering (1880) - É a mais antiga indústria catarinense ainda em funcionamento. Criada por imigrantes alemães que chegaram a Blumenau ainda no século 19, a companhia se tornou uma das maiores do Brasil no ramo de vestuário e implantou uma bem sucedida operação no varejo, com lojas espalhadas por todo o país. Em 2021, foi comprada e passou a integrar o Grupo Soma.
Cia. Hering (1880) – É a mais antiga indústria catarinense ainda em funcionamento. Criada por imigrantes alemães que chegaram a Blumenau ainda no século 19, a companhia se tornou uma das maiores do Brasil no ramo de vestuário e implantou uma bem sucedida operação no varejo, com lojas espalhadas por todo o país. Em 2021, foi comprada e passou a integrar o Grupo Soma. – (Foto: Divulgação)
Baumgarten (1881) - Outra representante de Blumenau na lista, começou imprimindo jornais e, mais tarde, tornou-se uma das maiores gráficas da América Latina, produzindo rótulos para diferentes tipos de produtos. Em 2009, uma cisão interna nos negócios deu origem a uma nova empresa, a CartonDruck, que ficou com a impressão de embalagens de papel cartão. Em 2016, a Baumgarten anunciou uma fusão com duas empresas alemãs, criando assim o Grupo All4Labels.
Baumgarten (1881) – Outra representante de Blumenau na lista, começou imprimindo jornais e, mais tarde, tornou-se uma das maiores gráficas da América Latina, produzindo rótulos para diferentes tipos de produtos. Em 2009, uma cisão interna nos negócios deu origem a uma nova empresa, a CartonDruck, que ficou com a impressão de embalagens de papel cartão. Em 2016, a Baumgarten anunciou uma fusão com duas empresas alemãs, criando assim o Grupo All4Labels. – (Foto: Patrick Rodrigues, BD)
Döhler (1881) - Também fundada por um imigrante alemão, em Joinville. É conhecida como uma das principais marcas de produtos para cama, mesa e banho do Brasil. Ainda hoje a gestão é tocada por integrantes da família.
Döhler (1881) – Também fundada por um imigrante alemão, em Joinville. É conhecida como uma das principais marcas de produtos para cama, mesa e banho do Brasil. Ainda hoje a gestão é tocada por integrantes da família. – (Foto: Reprodução)
Karsten (1882) - Mais uma indústria têxtil de Blumenau na lista. A Karsten, assim com a Döhler, fabrica artigos de cama, mesa e banho, além de tecidos para decoração. Em 2014, integrantes da família fundadora decidiram vender uma fatia da empresa para novos acionistas, que hoje tocam o negócio.
Karsten (1882) – Mais uma indústria têxtil de Blumenau na lista. A Karsten, assim com a Döhler, fabrica artigos de cama, mesa e banho, além de tecidos para decoração. Em 2014, integrantes da família fundadora decidiram vender uma fatia da empresa para novos acionistas, que hoje tocam o negócio. – (Foto: Lucas Correia, BD)
Aludin e Grupo Fretta (1895) - A empresa nasceu na colônia italiana de Azambuja, hoje município de Pedras Grandes, no Sul do Estado. Destaca-se até hoje no varejo com a rede de lojas Casas Fretta, mas diversificou negócios e entrou na construção civil e na indústria, com uma fábrica especializada na extrusão de alumínio.
Aludin e Grupo Fretta (1895) – A empresa nasceu na colônia italiana de Azambuja, hoje município de Pedras Grandes, no Sul do Estado. Destaca-se até hoje no varejo com a rede de lojas Casas Fretta, mas diversificou negócios e entrou na construção civil e na indústria, com uma fábrica especializada na extrusão de alumínio. – (Foto: Divulgação)
Pureza (1905) - Localizada em Rancho Queimado, começou as atividades fabricando cerveja, mas hoje é mais conhecida pela linha de refrigerantes, especialmente do sabor guaraná.
Pureza (1905) – Localizada em Rancho Queimado, começou as atividades fabricando cerveja, mas hoje é mais conhecida pela linha de refrigerantes, especialmente do sabor guaraná. – (Foto: Divulgação)
Firma Weege/Malwee (1906) - Outro caso de uma empresa que nasceu como um comércio, cuja principal atividade em Jaraguá do Sul era o açougue. Antes de lançar a famosa marca de moda Malwee, conhecida hoje em dia pelas ações de sustentabilidade, a família também administrou um frigorífico e uma fábrica de laticínios.
Firma Weege/Malwee (1906) – Outro caso de uma empresa que nasceu como um comércio, cuja principal atividade em Jaraguá do Sul era o açougue. Antes de lançar a famosa marca de moda Malwee, conhecida hoje em dia pelas ações de sustentabilidade, a família também administrou um frigorífico e uma fábrica de laticínios. – (Foto: Divulgação)
Lepper (1907) - Outra grande fábrica têxtil fundada em Joinville e atuante até hoje com uma linha de produtos de cama, mesa e banho.
Lepper (1907) – Outra grande fábrica têxtil fundada em Joinville e atuante até hoje com uma linha de produtos de cama, mesa e banho. – (Foto: Divulgação)
Hoepcke (1913)  - Fabricante de rendas e bordados fundada em Florianópolis, mas que no fim da década de 1970 transferiu as atividades para um parque fabril em São José. Fornece seus produtos para empresas de cama, mesa e banho, além de vestuário.
Hoepcke (1913) – Fabricante de rendas e bordados fundada em Florianópolis, mas que no fim da década de 1970 transferiu as atividades para um parque fabril em São José. Fornece seus produtos para empresas de cama, mesa e banho, além de vestuário. – (Foto: Reprodução, Fiesc)
Hemmer (1915) - Nasceu quando o imigrante alemão Heinrich Hemmer decidiu produzir em Blumenau o tradicional chucrute. Tempos depois, as conservas (pepino e beterraba, entre outros produtos) foram acrescentadas à linha. Mais tarde vieram molhos como mostarda e catchup e até cerveja. Em 2021, a companhia foi comprada pela multinacional Kraft Heinz.
Hemmer (1915) – Nasceu quando o imigrante alemão Heinrich Hemmer decidiu produzir em Blumenau o tradicional chucrute. Tempos depois, as conservas (pepino e beterraba, entre outros produtos) foram acrescentadas à linha. Mais tarde vieram molhos como mostarda e catchup e até cerveja. Em 2021, a companhia foi comprada pela multinacional Kraft Heinz. – (Foto: Artur Moser, BD)
Minancora (1915) - Criada pelas mãos de um farmacêutico português em Joinville e famosa pela pomada homônima usada para tratamento da pele.
Minancora (1915) – Criada pelas mãos de um farmacêutico português em Joinville e famosa pela pomada homônima usada para tratamento da pele. – (Foto: Reprodução, Facebook)
Altenburg (1922) - Maior fabricante de travesseiros da América Latina, iniciou as atividades com uma linha de acolchoados produzidos pela imigrante Johanna Altenburg em Blumenau. Hoje também fabrica artigos de cama, mesa e banho e mantém a gestão 100% familiar.
Altenburg (1922) – Maior fabricante de travesseiros da América Latina, iniciou as atividades com uma linha de acolchoados produzidos pela imigrante Johanna Altenburg em Blumenau. Hoje também fabrica artigos de cama, mesa e banho e mantém a gestão 100% familiar. – (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial

Locomotiva que virou atração turística em Blumenau tem data para voltar aos trilhos

Após Fort Atacadista, Oktoberfest Blumenau encaminha outro patrocínio de renome nacional

Conselho autoriza demolição de fachada de prédio histórico em Blumenau atingido por incêndio​​