Empresas de tecnologia de Blumenau e região planejam contratar 6,5 mil pessoas até 2025. É o que revela um novo mapeamento de vagas no setor feito pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), divulgado em primeira mão pela colega Estela Benetti nesta quarta-feira (10). O levantamento não traz dados específicos por cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O volume coloca o Vale do Itajaí na segunda posição do ranking estadual, atrás apenas da Grande Florianópolis (18.116). A coluna pincelou, a partir da pesquisa, as funções mais disputadas pelas companhias da região. Assim ficou o top 5:
1º – Desenvolvedor Full stack – 1.476
2º – Desenvolvedor Back-end – 878
3º – Analista de serviços/suporte de TI – 713
4º – Desenvolvedor Front-end – 497
5º – Analista de negócio – 459
A lista do Vale não traz novidades em relação ao cenário estadual, já que as cinco funções são as mais demandadas no geral.
Continua depois da publicidade
O estudo consultou 443 empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que responderam a uma pesquisa feita pela Acate. Como a amostra considera apenas uma fatia do ecossistema, a geração de empregos no segmento tende a ser ainda maior.
Segundo a Acate, o setor de tecnologia catarinense faturou R$ 23,8 bilhões em 2022. São 22,1 mil empresas, que empregam 76,7 mil pessoas – foram 6,4 mil novas vagas abertas somente no ano passado.
A expectativa da entidade é de que, até 2025, o setor gere 34 mil novos empregos, superando a marca de 100 mil vagas diretas em Santa Catarina.
Leia também
Prédio em Pomerode que já foi da fábrica de porcelanas Schmidt terá novo destino
Na Oktoberfest Blumenau, Ambev decide não mexer em time que está ganhando
Três motivos que explicam mais dias de Oktoberfest Blumenau com entrada de graça
Empresa têxtil de SC prepara novo investimento no Paraguai
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram