O serviço sanitário da Arábia Saudita decidiu suspender temporariamente a importação de carne de frango de duas unidades da BRF, localizadas nas cidades paranaenses de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.
Continua depois da publicidade
Em nota oficial, a Saudi Food and Drug Authority (SFDA) solicitou às autoridades brasileiras mais detalhes sobre investigações conduzidas entre 2014 e 2018 que apuram supostas violações cometidas pela companhia na produção de ração e premix, um preparado contendo vitaminas e aminoácidos.
Em comunicado ao mercado, a BRF esclareceu que a medida se restringe às exportações da planta de Dois Vizinhos, de onde estava saindo um volume médio de 6 mil toneladas por mês com destino aos sauditas. A unidade de Francisco Beltrão, acrescentou a companhia, não estava fazendo embarques ao país.
A BRF disse ainda que já iniciou os ajustes de redirecionamento de produção para as suas demais unidades — cinco plantas estão habilitadas para a Arábia Saudita — até que a situação seja esclarecida. Por ora, as fábricas de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão vão atender a outros mercados.
No documento, a companhia afirma que "tem cooperado irrestrita e continuamente com as autoridades brasileiras e internacionais na elucidação dos supostos fatos e não tolera quaisquer desvios de qualidade e integridade em seu processo produtivo". Reforça também que intensificou sua estrutura de controles internos e de qualidade nos últimos anos para "garantir a estrita aderência a toda e qualquer legislação sanitária mundial".
Continua depois da publicidade