Depois do tombo de março, quando perdeu 341 vagas de emprego, a economia blumenauense reagiu em abril com a abertura de 382 postos de trabalho com carteira assinada, compensando o resultado ruim do mês anterior. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Continua depois da publicidade
O desempenho foi puxado pelo setor de serviços, responsável por 160 novas vagas. A construção civil abriu outras 80, e o comércio, 63. Os demais segmentos tiveram resultado pouco expressivo no mês.
Com os números de abril, subiu para 3.510 o saldo de novos empregos criados em Blumenau no acumulado de 2019, considerando os quatro primeiros meses do ano.
Água e vinho
Jair Bolsonaro e Carlos Moisés são do mesmo partido, o PSL, tiveram carreira militar e foram eleitos no embalo do discurso de renovação contra a velha política. Mas aparentemente as semelhanças param por aí. No discurso, o governador é bem mais moderado e não levanta questões polêmicas e ideológicas.
No relacionamento político, tem demonstrado maior capacidade de articulação com o Legislativo, realidades nacional e estadual distintas à parte, do que o presidente. Soube negociar com os deputados, no plano republicano, mudanças na proposta de reforma administrativa sem abrir mão da essência do que o governo propôs. Resultado: aprovação com folga da proposta na Assembleia Legislativa.
Continua depois da publicidade
Varejo
A varejista Milium abriu nesta semana a sexta loja em Blumenau. A unidade fica na Rua Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central.
Novo comando
O juiz Jayme Ferrolho Junior é o novo diretor do Foro Trabalhista de Blumenau. Titular da 2ª Vara do Trabalho, ele substitui Desirre Bollmann, que exercia a função desde 2015 e agora irá se dedicar às gestões dos programas de combate ao trabalho infantil e trabalho seguro na cidade. Ferrolho ocupará o cargo pelo menos até abril de 2020.