O Magia de Natal de Blumenau deste ano bateu novo recorde de público. Balanço divulgado nesta segunda-feira (30) pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), responsável pela promoção, revela que 341.173 pessoas conferiram as mais de 20 atrações da programação ao longo de 47 dias. É um crescimento de quase 20% em relação a 2018, quando foram registrados 285 mil visitantes. O evento, assim, se consolida como o segundo maior do turismo da cidade, atrás apenas da Oktoberfest.

Continua depois da publicidade

Além de um calendário maior de desfiles tanto na Rua Alberto Stein quanto na Rua XV de Novembro, o Magia de Natal deste ano teve outras novidades, como a pista de patinação no gelo montada no Eisenbahn Biergarten. A atração se juntou a outras já consagradas, como o Mercado de Natal, que reuniu 18 quiosques que ofereceram presentes, doces natalinos e opções gastronômicas, praça da neve, trenzinho, roda gigante e carrossel.

O presidente da Ablutec, Develon da Rocha, ficou satisfeito com os números. Avalia que cada vez mais gente, incluindo também o comércio, está abraçando a proposta e fala em levar as atrações para mais cantos de Blumenau em edições futuras.

A entidade já analisa pontos de melhorias e novidades para serem implementadas em 2020. Uma delas é estender a programação até o Dia de Reis, em 6 de janeiro. Muita gente que costuma desfazer a decoração natalina de casa nesta data cobrou o prazo ampliado. Nada, no entanto, está definido, até porque isso poderia ter impacto na organização da Sommerfest, lembra Develon.

Outra proposta é criar uma espécie de Roteiro do Magia de Natal, partindo do Centro Histórico em direção à Vila Germânica, com iluminação e decoração diferenciadas pelo caminho. O sucesso da pista de patinação no gelo também levou a organização a pensar em ampliar atrações deste tipo, criando uma espécie de parque da neve semelhante à Snowland, em Gramado (RS).

Continua depois da publicidade

Tudo, segundo Develon, ainda será melhor estudado e dependerá do dinheiro disponível em caixa para tirar novas ações do papel. Por isso, ampliar o rol de patrocinadores parece ser fundamental. Neste ano, a lista incluiu empresas como Havan, Atacadão, HBSIS, Engie, Caixa, Senior, Pacífico Sul, Fruki, Coremma, Altenburg e TopCar. O evento também contou com o apoio da prefeitura, por meio da Vila Germânica.