Depois de ter a falência decretada pela Justiça em janeiro, a Cristal Blumenau começou a levantar bens que serão vendidos para pagar as dívidas deixadas. O trabalho está a cargo da Ativa Administradora, nomeada pelo juízo da 5ª Vara Cível de Blumenau, onde tramita o processo. A empresa, que também atua na recuperação judicial da BGO Company, foi indicada no dia 30 de junho após outra administradora judicial ter declinado da função.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Segundo o advogado Alcides Wilhelm, inicialmente já se constatou que a Cristal Blumenau é proprietária de três imóveis. Entre eles está parte do terreno onde funcionava a fábrica, na Rua 2 de Setembro. A área, no entanto, é dividida em três matrículas junto 3º Registro de Imóveis. A Ativa ainda irá realizar diligências para apurar a possível existência de outros bens que possam integrar o ativo da massa falida.
Quanto esse trabalho for finalizado, os bens devem ir à leilão. Os valores então arrecadados serão usados para quitar débitos de credores – ex-funcionários, fornecedores e bancos, por exemplo, que têm dinheiro a receber. Em paralelo, a Ativa também já solicitou aos administradores da Cristal Blumenau que entreguem a documentação contábil da empresa.
A falência da Cristal Blumenau colocou um ponto final em uma trajetória de altos e baixos. Referência no setor principalmente nas décadas de 1970 e 1980, a empresa sofreu com a abertura de mercado. Taças e copos de vidro importados, cuja produção é mais barata, balançaram o negócio. Aliado a isso, altos custos de produção e carga tributária elevada também pesaram.
Continua depois da publicidade
A empresa chegou a anunciar o encerramento das atividades e a encaminhar um pedido de autofalência no início de 2018, depois de já ter cogitado a medida outras vezes. Houve uma nova tentativa de reerguer o negócio, mas sem sucesso.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Condomínio com 384 apartamentos em Balneário Piçarras será discutido em audiência pública
Linha de ônibus Blumenau-Aeroporto de Navegantes terá novo ponto de parada
Seis empresários disputam prêmio de personalidade de vendas em SC; veja a lista
Empresa de Blumenau tem interesse na concessão da Cidadela Cultural em Joinville
WEG anuncia parceria para criar nova empresa na África
Mais longo reinado da Oktoberfest Blumenau já tem data para terminar