Uma das mais tradicionais empresas do ramo têxtil de Blumenau está preparando novidades. A Malharia Cristina passará a se chamar oficialmente Grupo Cristina a partir de abril, mês em que completa 50 anos de história. A mudança, segundo a diretora Sandra Sabbagh, reforça o posicionamento de mercado da empresa, com foco na produção de moda infantil fashion.

Continua depois da publicidade

— Essa definição de grupo combina mais com o nosso momento. Malharia remete para aquela empresa antiga que só produz malha — justifica a empresária.

Trata-se de um movimento que iniciou na virada do século e vem se consolidando nos últimos tempos, explica Sandra. Por cerca de 30 anos, a Cristina – batizada em homenagem a uma das filhas do imigrante libanês Michel Melhem Sabbagh, que fundou a empresa em 1970 –, atuou com private label. Ou seja, recebia encomendas para produzir peças de outras marcas. Aos poucos, a empresa foi criando marcas próprias e equilibrando a produção, ao ponto de hoje se dedicar 100% às suas próprias grifes.

— Foi uma mudança gradual. Todas as fábricas que trabalhavam com private label almejavam ter a sua marca própria. E esse mercado (confecção) é muito dinâmico. Precisamos acompanhar as mudanças, mas sem perder as raízes, com pé no chão — conta Sandra.

A busca pela personalização e pela produção de moda com maior valor agregado, aliás, foi uma saída comum encontrada por muitas empresas para fazer frente à concorrência de produtos importados, em especial da Ásia. Outra estratégia recorrente é a aposta no varejo, e com a Cristina não é diferente. A empresa já tem 12 lojas espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de Brasília. Para este ano, prevê inaugurar outras quatro. A expectativa é de que o faturamento cresça 15% em 2020.

Continua depois da publicidade