Maior fabricante de travesseiros da América Latina, a Altenburg enfim bateu o martelo sobre a data de sucessão na gestão. A partir de 1º de janeiro de 2024, o atual vice-presidente, Tiago Altenburg, assumirá o comando da empresa familiar. Vai substituir o pai, Rui Altenburg, que está à frente dos negócios há 54 anos e passará a dirigir o conselho consultivo. A troca foi comunicada aos funcionários nesta quarta-feira (13).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O processo sucessório na centenária indústria têxtil começou a ser estruturado há vários anos. Em determinado momento, a Altenburg chegou a flertar com a profissionalização da gestão e recrutou um executivo de mercado, que começou a ser preparado para assumir a presidência. Mas a empresa acabou recuando e tomou a decisão de manter o comando dentro do núcleo familiar. Com isso, a sucessão de Rui, inicialmente esperada para 2020, foi adiada.

Aos 39 anos, Tiago foi o escolhido para dar sequência ao legado do pai, que ajudou a transformar a Altenburg em uma das maiores indústrias de cama, mesa e banho do país. No meio século de presidência, Rui, membro da terceira geração da família fundadora, liderou a modernização das linhas de produção, a abertura de lojas no varejo físico e online e a construção de novas fábricas – hoje a companhia tem cinco unidades, no Brasil e no Paraguai.

Negócios em família: Rui (E) será substituído pelo filho, Tiago (D) (Foto: Pedro Waldrich, Divulgação)

O sucessor, que passou por praticamente todas as áreas da empresa nos últimos 17 anos – da gestão da qualidade ao marketing –, já vinha acompanhando o pai e os demais gestores em reuniões de diretoria, participando do planejamento estratégico. Caberá a ele dar sequência a uma reestruturação dos negócios. O plano da Altenburg é crescer 70% nos próximos anos e atingir um faturamento de R$ 1,2 bilhão em 2027, como informou Tiago em entrevista recente à colega Estela Benetti.

Continua depois da publicidade

Aliás

Apesar de deixar a presidência da Altenburg, Rui continuará na direção da Ecofiber, empresa ligada ao grupo que fabrica mantas de poliéster e placas de isolamento térmico e acústico.

Leia também

Senior Sistemas compra empresa de educação corporativa com 250 clientes

Samae de Blumenau vai oferecer “prêmio” para incentivar aposentadoria de servidores

Luan Santana é o primeiro nome confirmado do Sommer Festival Blumenau 2024

Compra do Sesi em Blumenau pode virar “cartão de visitas” de Jorginho nas eleições 2024

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp