Dono de seis shoppings centers em Santa Catarina, o Grupo Almeida Junior anunciou nesta quarta-feira (6) que finalizou a compra de 12 respiradores, que serão doados a 11 hospitais localizados em cidades catarinenses onde a empresa atua com seus centros comerciais. Segundo a empresa, as entregas acontecerão até outubro.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Os aparelhos foram importados da Europa. Em comunicado, a Almeida Junior disse que a alta demanda no mercado mundial e o desejo de adquirir respiradores de um modelo alemão específico — Dräger Savina 300 — atrasaram a compra.
Dos 12 aparelhos, quatro virão para Blumenau, doados pelo Neumarkt e pelo Norte. Cada um dos quatro hospitais da cidade — Santa Isabel, Santo Antônio, Santa Catarina e Misericórdia — receberá uma unidade. Outros dois irão para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú.
Em Joinville, o Hospital São José e o Hospital Hans Dieter Schmidt receberão um cada. Na Grande Florianópolis, o Hospital Regional de São José e o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina serão beneficiados. No Sul do Estado, em Criciúma, o Hospital São José e a Unimed integram a lista.
No início de abril, a Almeida Junior foi alvo de uma polêmica, dando a entender que a doação dos equipamentos estaria condicionada à reabertura do comércio no Estado. O grupo se posicionou alegando que houve um mal entendido e que a medida não dependeria da liberação das lojas.
Continua depois da publicidade