Criada em 2016 a partir da fusão da blumenauense Baumgarten com as alemãs Rako e X-Label, a All4Labels, que se tornou um gigante global do ramo de embalagens, adicionou mais uma empresa familiar do setor gráfico ao grupo. A companhia acertou a incorporação da Flexoprint, que tem 25 anos de mercado e sede em Marialva (PR). O negócio foi fechado em fevereiro, sem muito alarde. Órgãos reguladores de mercado, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade), ainda precisam aprovar a operação, que deve ser concluída ao longo do segundo trimestre.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Os termos da transação não foram divulgados, mas a Flexoprint se tornará uma subsidiária da All4Labels, que deterá 100% do negócio. Os executivos Laércio Stange Warmeling e Jaison Schlickmann, membros das famílias que tocam a companhia paranaense, assinaram um acordo para se tornarem co-acionistas do grupo. Eles seguem, por ora, administrando o negócio e com o tempo assumirão “responsabilidades-chave” no braço latino-americano da All4Labels, liderado pelo executivo Fernando Gabel.

— É a décima empresa que se junta ao grupo, todas familiares — destacou Gabel à coluna, mencionando parceiros que foram recrutados em países como Itália, Dinamarca, França, Suíça, África do Sul, China, Romênia e Rússia.

> “A família já trabalhava pela profissionalização”, diz empresário da Baumgarten

Continua depois da publicidade

Em comunicado ao mercado, a All4Labels informou que a parceria é importante para o crescimento do grupo na América Latina. Além da matriz em Marialva (PR), a Flexoprint tem unidades em Tubarão, Indaiatuba (SP) e no Paraguai. Atua com diferentes tipos de rótulos e tem forte presença no setor de alimentos e cuidados domésticos. Ao todo, emprega mais de 375 funcionários.

Com o negócio, a subsidiária da All4Labels na América Latina mais do que dobra o número de fábricas. Já eram três – Blumenau, Argentina e México, herdadas da Baumgarten – e agora serão sete. É o tipo de operação que fortalece os negócios do grupo pelo compartilhamento de mercados, clientes, fornecedores e tecnologias da empresa incorporada. 

A All4Labels informou ainda que, por enquanto, as empresas continuarão a operar da mesma forma e as pessoas de contato seguem as mesmas.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Projeto de condomínio de R$ 30 milhões e 300 apartamentos está em análise em Blumenau

Altenburg recebe homenagem da Fiesc pelos 100 anos de história

Justiça libera R$ 3,8 milhões a ex-funcionários da empresa Glória que ainda têm dívidas a receber

Hering tem melhor trimestre da história e vendas de 2021 retomam patamar pré-pandemia

Unifique compra operadora gaúcha de internet em negócio de R$ 226 milhões

Venda da Hemmer para a multinacional Heinz é aprovada sem restrições pelo Cade

Blumenau revisita um plano de desenvolvimento que ainda precisa mostrar a que veio

Como a Almeida Junior construiu “um muro” em SC para dominar o mercado de shoppings​​

Norte Shopping em Blumenau será ampliado, diz presidente da Almeida Junior​​

Após polêmica com Oktoberfest, Blumenau e Parque Beto Carrero avaliam parceria

Cassol vai abrir segunda loja em Blumenau e projeta expansão também em Itajaí e Joinville​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Marca Sulfabril é vendida e deve voltar ao mercado em 2022​