Uma comitiva de empresários e representantes do governo da Alemanha desembarcou nesta sexta-feira (20) em Blumenau em busca de parcerias comerciais e culturais. A delegação é liderada pelo chefe da chancelaria do Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Patrick Dahlemann, e conta também com o presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Neubrandenburg, Wolfgang Blank, e o vice-presidente executivo do Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha, Hans-Dieter Beuthan, entre outras autoridades.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Em uma reunião de trabalho no Salão Nobre da prefeitura, os visitantes destacaram o legado do naturalista Fritz Müller para a ciência e também manifestaram o interesse em fortalecer laços com empresas locais, com intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos. Após o evento solene, a comitiva seguiu para o Centro de Inovação Blumenau (CIB) para nova agenda, agora com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Os alemães têm especial interesse em mão de obra qualificada, o que não é novidade. Em janeiro do ano passado, outra comitiva de empresários de diversos setores, também ligada à Pomerânia, esteve em Blumenau para tratar o assunto. Nos dois casos, as partes envolvidas falaram em fomentar ainda mais o ensino do idioma.
Sem muitos anúncios oficiais, a reunião serviu mais para o estabelecimento de contatos. Os alemães disseram que planejam uma próxima “viagem econômica” pelo Brasil e se comprometeram em tentar colocar Blumenau no roteiro. Da mesma forma, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar (PSDB) destacou o interesse do município em integrar uma missão para a Alemanha.
Continua depois da publicidade
Antes de Blumenau, o grupo passou também por Toledo (PR) e Porto Alegre (RS) e ainda deve seguir viagem rumo a Pomerode.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Um em cada três brasileiros usa menos o carro desde a pandemia, mostra pesquisa inédita
Concurso Brasileiro de Cervejas terá jurado surdo e caminha para recorde de inscrições
Empresa coloca SC no mapa internacional de produção de codornas
Oktoberfest Blumenau pode ter mais de uma cerveja oficial a partir de 2023