Ao autorizar a retirada de 30 ônibus ociosos da frota do transporte coletivo de Blumenau, a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) determinou que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) melhore a fiscalização relacionada à ocupação dos veículos. Pela norma vigente, estabelecida pelo governo do Estado, eles devem circular com até 50% da capacidade, mas a regra nem sempre é respeitada. Flagrantes de coletivos lotados têm sido comuns.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

No despacho em que valida a redução da frota, ao qual a coluna teve acesso, a Agir cobra fiscalização presente e efetiva nos embarques nos terminais em horários de pico e liberação imediata de ônibus reservas quando a ocupação legal dos veículos que estiverem circulando for atingida. 

A agência também determinou que o poder público fiscalize pontos de maior movimentação fora dos terminais, para controlar a ocupação e a liberação dos ônibus reservas, e que a Blumob elabore uma planilha quinzenal com informações sobre o monitoramento, incluindo descrição de horários e locais. 

A decisão ainda estipula a instalação urgente de um grupo de trabalho para tratar de adequações necessárias para manter o equilíbrio financeiro da concessão do serviço. 

Continua depois da publicidade

A Agir já apresentou sugestões para reduzir custos do sistema. As recomendações constam no parecer que apontou que a tarifa de ônibus em Blumenau deveria ser de R$ 6,27, valor que foi descartado pelo município. A lista tem propostas polêmicas e impopulares, como a revisão de gratuidades e a extinção da função de cobrador.

A redução da frota, anunciada no último sábado (13), também era uma delas. O contrato assinado com a Blumob em 2017 permite que a Seterb altere a quantidade de ônibus vinculados ao serviço de acordo com a demanda e também para preservar o equilíbrio econômico da operação. Hoje o sistema transporta apenas 44% do volume normal de passageiros, considerando o cenário pré-pandemia.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.