Jorginho Mello (PL) tem uma habilidade que o antecessor Carlos Moisés (Republicanos) custou a entender que é essencial para governar: sabe fazer política, no sentido mais amplo da palavra.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Nas andanças pelo Estado, seja em visitas às associações de municípios ou em eventos de prefeituras, ele vem abrindo espaço para parlamentares que acompanham as agendas. Deputados estaduais e federais – e até prefeitos e vereadores – sempre terão vez para falar, costuma dizer o governador. Ele repetiu a frase na passagem por Blumenau nesta semana.
A oferta de palanque gratuito alonga as cerimônias, tornando-as muitas vezes enfadonhas para quem é de fora da política. Para o governador, no entanto, representa um gesto estratégico que o aproxima das bases regionais e gera sensação de pertencimento, até mesmo entre aqueles que não são dos aliados mais ferrenhos.
Foi algo que Moisés demorou para compreender, especialmente no início do mandato. O distanciamento dessas mesmas bases mais tarde o afastaria do governo após ser alvo de processos de impeachment.
Continua depois da publicidade
Aceno
Cortejado pelo PP, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) fez um gesto de afago ao partido ao abrir caminho para que o vereador Almir Vieira (PP), presidente da Câmara, assuma interinamente a prefeitura por uma semana, entre os dias 13 e 19 de setembro.
Neste período, Hildebrandt vai à Alemanha, onde participará da abertura da Oktoberfest de Munique. A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), primeira na linha sucessória, estará em férias.
Troca
O vereador Gilson de Souza está com um pé fora do Patriota. O provável destino do parlamentar será o União Brasil, partido que lhe dá a condição de ser pré-candidato a prefeito de Blumenau em 2024.
Leia também
Maior parque de dinossauros do Brasil já tem data para abrir em Balneário Camboriú
Morre Rolf Kuehnrich, ex-presidente da catarinense Teka, aos 97 anos
Concorrente está de olho em pontos de lojas fechadas pela Schumann em SC
Ranking da Forbes revela que SC é o 3º estado com mais bilionários no Brasil em 2023
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp