A agenda política da semana em Blumenau serviu para pré-candidatos à prefeitura e à Câmara de Vereadores marcarem presença, intensificarem reuniões e conversas vislumbrando o pleito de outubro e, claro, saírem na foto – na medida do possível. A ocupação de espaços, tudo devidamente registrado na rede social, intensifica-se em ano eleitoral como uma estratégia para se mostrar ao eleitor. Sempre fez e faz parte do jogo. Vai de cada um aproveitar a exposição.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Na segunda-feira (1º), a deputada federal Ana Paula Lima (PT) prestigiou a vinda do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alysson de Andrade, chamado pela Acib para prestar contas de obras de infraestrutura na região. A parlamentar não perdeu a chance de destacar que o ano de 2023 foi marcado por investimento recorde do governo federal – agora sob gestão de Lula (PT) – na duplicação da BR-470. O generoso orçamento e o avanço das obras são um trunfo dos petistas na tentativa de diminuir a rejeição local à esquerda.
Na terça (2), o deputado Egídio Ferrari (PRD) colou em Jorginho Mello (PL) durante praticamente toda a estadia do governador na cidade. Em uma das agendas, o “padrinho” chamou o delegado de polícia de “revelação”. Ferrari é o favorito para encabeçar o projeto dos liberais à prefeitura, uma indicação do próprio Jorginho. A costura, agora, envolve conversas com outros partidos para a composição.
Ainda na terça, durante a tarde, Odair Tramontin (Novo) deu as caras na Acib, onde Jorginho e parte do colegiado fizeram uma apresentação de ações do governo. O promotor de Justiça aposentado inclusive foi alvo de uma bem-humorada brincadeira do governador, que disse temer ser processado caso ele ainda estivesse no Ministério Público. A anedota arrancou risadas da plateia, mas também foi encarada como um sinal de respeito, já que Tramontin deve disputar possivelmente com Ferrari – que também esteve lá – a fatia do eleitorado blumenauense mais à direita.
Continua depois da publicidade
A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar (PSDB), também acompanhou a visita de Jorginho, na carona de Mário Hildebrandt (PL), embora tenha tido participação mais discreta. Em um dos atos solenes no salão nobre da prefeitura, marcado pela liberação de recursos e assinatura de contratos de financiamento com o BRDE, ela compôs a mesa de autoridades, mas não fez uso da palavra mesmo estando “em casa”. O cerimonial reservou falas aos deputados Jorge Goetten (federal) e Ivan Naatz (estadual), ambos do PL, e até para o presidente da Câmara, Almir Vieira (PP).
Leia também
Calendário eleitoral provoca debandada e troca-troca em secretarias de Blumenau
Enchentes em série causaram estrago bilionário na economia de Blumenau e região, diz relatório
Empresa de SC é escolhida para dar curso inédito da gigante Microsoft no Brasil
Salão de teatro em Blumenau conhecido por jantares memoráveis está de cara nova
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp