O clima de Oktoberfest Blumenau vai dar as caras nos próximos dias, mesmo sem festa nos pavilhões da Vila Germânica. A partir de sexta-feira (1º) ruas centrais da cidade começarão a receber decoração alusiva ao evento.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A Secretaria de Turismo e Lazer já iniciou a distribuição de bolachas e bandeiras temáticas a bares e restaurantes. Bandas e grupos folclóricos também terão um calendário de apresentações nas ruas.
No dia 6 de outubro, data prevista para a largada das festividades caso a programação não fosse cancelada pelo segundo ano consecutivo, bares de Blumenau devem fazer uma espécie de sangria coletiva. A Vila Germânica também terá uma cerimônia simbólica de abertura.
O secretário Marcelo Greuel diz que a programação será semelhante à de 2020, “mas potencializada”, já que a pandemia arrefeceu e a vacinação avançou – embora protocolos sanitários continuarão a ser seguidos nessas ações. Será também uma espécie de contagem regressiva para o provável retorno da festa em 2022.
Continua depois da publicidade
— Não é comemorar, é lembrar uma data importante para a cidade — diz Greuel.
O secretário diz ter informações de que reservas em hotéis feitas para o período da festa foram mantidas, mesmo após a edição deste ano ter sido cancelada. É sinal de que há turistas dispostos a visitar Blumenau em outubro mesmo sem folia nos pavilhões.
Prêmio em dinheiro para melhor vitrine
O comércio também prepara a sua parte. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançou um concurso que prevê prêmio em dinheiro para as melhores vitrines alusivas à Oktoberfest Blumenau. O objetivo é manter vivo o clima da festa e “fomentar um ambiente alegre e otimista”, anunciou a entidade. Além, é claro, de estimular vendas.
A disputa, restrita a associados da CDL, vai distribuir R$ 3,3 mil. O primeiro colocado levará R$ 1,5 mil. O segundo, R$ 1 mil. E o terceiro, R$ 500. Nestes casos, a análise será feita por um júri, que avaliará critérios técnicos. Mas uma votação popular também garantirá R$ 300 à vitrine mais curtida pelo público no Instagram.
As inscrições devem ser feitas no site da entidade (www.cdlblumenau.com.br) até 4 de outubro. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 do mesmo mês.
Continua depois da publicidade
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Gaspar terá condomínio residencial de alto padrão em área de 800 mil metros quadrados
Chance para acelerar crescimento pesou na decisão de vender a Hemmer, diz presidente
Unimed Blumenau avalia comprar terrenos vizinhos para retomar obra de hospital
Blumenau tem o desafio de convencer que até quem não usa precisa pagar pelos ônibus
Celesc prepara novo plano de demissão incentivada para funcionários
WEG compra empresa de 350 funcionários e faturamento de R$ 120 milhões