A semana que se inicia é decisiva para o futuro do turismo de Blumenau. Os interessados em concorrer ao posto de cervejaria oficial da Oktoberfest serão conhecidos na quarta-feira (15). Mais do que revelar qual ou quais empresas estão dispostas a emprestar suas marcas para o evento nos próximos anos, o recebimento das propostas será enfim um indicativo mais claro para dois pontos: como o mercado passou a enxergar o principal produto turístico da cidade e até onde o cancelamento de duas edições impactou na imagem da festa.
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Nos bastidores não faltam especulações. Da empresa vencedora serão cobrados investimentos estimados em mais de R$ 50 milhões, quantia que inclui as construções de um boulevard na Vila Germânica e de um museu que contará a história da festa, fora os gastos com a decoração. Pelo poderio financeiro exigido, especula-se que a disputa ficará restrita a gigantes do setor cervejeiro.
Este grupo tem Ambev, Heineken e Petrópolis como protagonistas. Mas até o nome da Coca-Cola Femsa, engarrafadora e distribuidora do refrigerante no país, também surge nas conversas do meio. Em agosto a companhia, junto da empresa Andina, anunciou a compra da cervejaria Therezópolis como parte de uma estratégia para ampliar o portfólio no Brasil.
Sobre a agenda de quarta-feira, há basicamente três possibilidades colocadas à mesa. A primeira, mais inesperada, é ninguém apresentar proposta. Neste caso, o mais provável é que o município tenha de rever as condições exigidas para relançar a concorrência, o que representaria a perda de um valioso tempo.
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Na segunda hipótese, apenas uma empresa se candidata. Isso tende a agilizar o processo porque não haveria concorrente para contestar a disputa, minimizando risco de judicialização do processo. Na terceira alternativa, mais de um interessado aparece e seria necessário avaliar toda a documentação dos envolvidos antes da abertura das propostas de preços.
A definição da cervejaria oficial é importante porque esta empresa será o principal parceiro comercial da Oktoberfest e, justamente por isso, terá papel fundamental para os sucessos de público e financeiro das edições vindouras. O lucro da festa, vale lembrar, funciona como um caixa para custear outras ações de lazer na cidade, como o Natal, a Páscoa e o Réveillon. Oktoberfest indo bem é sinônimo de turismo diversificado.
Impraticável
Cervejarias artesanais do Vale Europeu até cogitaram a possibilidade de formar um consórcio para disputar a licitação da Oktoberfest Blumenau, mas a discussão morreu na casca. As exigências previstas em edital, principalmente financeiras, tornaram a concorrência impraticável, avaliou uma fonte do setor ouvida pela coluna.
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