A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau vive uma fase de ostracismo. A pasta deveria ser uma recorrente fonte de boas notícias para a prefeitura – geração de empregos, novos negócios e atração de investimentos são pautas positivas para qualquer governo –, mas perdeu espaço nos últimos tempos. Nem mesmo o retrofit promovido em uma reforma administrativa ainda na gestão Napoleão Bernardes, que acrescentou “inovação” e “empreendedorismo” ao nome da estrutura, parece ter sido suficiente para que ela ganhasse mais holofotes.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Hoje o debate público sobre o futuro da economia da cidade passa ao largo da secretaria. Ações neste sentido têm estado muito mais vinculadas ao calendário de eventos da Vila Germânica – o turismo, seja de lazer ou de negócios, é um braço do desenvolvimento econômico, e não o contrário – e às concessões de áreas e bens municipais, que inclusive ganharam uma pasta específica no primeiro escalão para chamar de sua.
Em uma cidade com economia diversificada e dinâmica, indústria forte, comércio pujante e vários segmentos do setor de serviços em ascensão, a timidez da secretaria que deveria guiar o desenvolvimento econômico chama a atenção. E incomoda uma parcela do setor produtivo, que cobra mais protagonismo da pasta sobretudo em momento ainda de retomada em função da pandemia.
A resposta do prefeito Mário Hildebrandt às críticas foi uma troca de comando, antecipada pelo colega Evandro de Assis. Moris Kohl deu lugar a Sylvio Zimmermann, que mal esquentou a cadeira de secretário de Parcerias e Concessões – pasta que será absorvida por Marcelo Greuel, titular do Turismo, que desenhou o pacote de parcerias público-privadas quando ainda estava no gabinete do prefeito.
Continua depois da publicidade
De Hildebrandt, Zimmermann ouviu um pedido: buscar maior aproximação com o setor produtivo. Não será uma novidade para o administrador, que já ocupou uma diretoria da secretaria entre 2009 e 2012 e usou boa parte do seu mandato como vereador, na legislatura passada, para destacar empresas e ações de empreendedorismo.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram