A mais famosa locomotiva de Blumenau, aposentada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro de Santa Catarina há mais de 50 anos, está de cara nova e em breve vai voltar a fazer parte da paisagem do entorno da prefeitura. Depois de quase um ano de obras, a reforma da Macuca está praticamente pronta. O trabalho está sendo custeado pela Insight, empresa que venceu a concessão da Praça Victor Konder, e executado pela construtora Exata.

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À primeira vista, parece até outra locomotiva, que nem de longe lembra o exemplar degradado e enferrujado que colocava em risco a segurança de turistas que se aventuravam em subir para uma fotografia. O trabalho de recuperação foi minucioso, com o objetivo de manter as características originais, diz Fábio Fiedler, um dos sócios da Insight. Ele atrasou um pouco mais do que o esperado pelas condições do veículo:

— A gente percebeu que estava mais degradada do que parecia.

Fiedler diz que praticamente só a caldeira estava preservada. Todo o restante precisou ser recuperado. Foram feitos serviços de latoaria, solda e aplicação de novas placas de aço e de material que protege contra a ferrugem. A pintura, etapa final, foi feita com um material que promete oferecer mais resistência ao tempo quando a locomotiva voltar a ficar exposta ao ar livre.

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Por causa do nível de detalhamento, o investimento na recuperação extrapolou o que estava inicialmente previsto. Passou de um orçamento estimado em R$ 100 mil para cerca de R$ 350 mil. Segundo Fiedler, muitas das peças originais precisaram ser retiradas, mas serão guardadas.

Como era a Macuca… (Foto: Marcelo Martins, Secom, Divulgação)
…e como ficou depois da reforma (Foto: Patrick Rodrigues)

Interatividade

A Insight agora estuda como tornar a Macuca uma atração turística que possa ir além da própria reforma. A locomotiva deve ganhar uma iluminação cênica e apito e proporcionar uma imersão de realidade virtual, com um vídeo que simularia uma viagem de trem.

Segundo Fiedler, já há conversas para o desenvolvimento dessas tecnologias interativas, com o apoio da Unifique. Ele admite, no entanto, que elas podem não ficar prontas até julho, quando a nova praça deve ser inaugurada.

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