Divulgado no fim de março, o balanço financeiro de 2022 da Karsten, têxtil centenária de Blumenau e sexta empresa mais antiga do Brasil em operação, com 140 anos, traz uma boa notícia a acionistas e ao mercado. No documento, a companhia informa que vem cumprindo à risca o pagamento de uma dívida milionária relacionada a debêntures (títulos de dívidas).
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Um gráfico do balanço revela que o rombo vem diminuindo aos poucos. Baixou de R$ 226,3 milhões em 2019, ano em que a Karsten anunciou a renegociação da dívida com debenturistas, para R$ 181,5 milhões ao final de 2022. A redução é de cerca de 20%. No documento, a companhia projeta zerar a fatura até 2027.
Karsten chega aos 140 anos com choque de gestão liderado por ex-Dudalina
Oficializado há quase quatro anos, o acordo prevê um bônus de adimplência de R$ 289,1 milhões. Na prática, é isso que a Karsten vai poupar da dívida total original – pouco mais de R$ 500 milhões – se pagar as parcelas negociadas em dia. É o que a empresa afirma estar fazendo.
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“Em 28 de junho de 2019, a companhia deu um importante passo para finalizar o processo de renegociação das debêntures, firmando o termo de confissão de dívida, acordo de pagamento e outras avenças. A companhia informa que todos os Covenants (termos de garantia) estão sendo cumpridos integralmente”, diz o balanço.
Arrumar a casa é uma das prioridades da nova diretoria, liderada pelo empresário Armando Hess de Souza, que assumiu a presidência da Karsten em 2014 – as dívidas com debêntures foram herdadas da gestão anterior. Procurada pela coluna, a empresa preferiu não comentar o assunto. Em 2019, no anúncio da renegociação da dívida, a companhia destacou que o acordo era uma mostra da “seriedade em cumprir com suas obrigações”.
Receita
A Karsten encerrou 2022 com receita líquida de R$ 612,5 milhões, alta de 11,5% frente a 2021. O lucro bruto, no entanto, caiu 4,95 pontos percentuais em função, principalmente, do aumento do custo da matéria-prima, segundo a empresa.
Com 2,5 mil funcionários, a Karsten tem produtos em mais de 7 mil pontos de venda do Brasil e exporta para 23 países. No varejo, conta com lojas em Blumenau, Balneário Camboriú, Porto Belo, São José, Florianópolis, São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Cascavel (PR), Londrina (PR), Maringá (PR) e duas unidades em Curitiba (PR).
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