Vinte e sete empresas manifestaram interesse em elaborar os projetos de engenharia para a duplicação de um trecho de cerca de 230 quilômetros da BR-470 entre Indaial e Campos Novos. As propostas foram recebidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta quinta-feira (7) depois de a licitação ter sido adiada por mais de uma vez.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Houve interessados para todos os oito lotes do pacote (veja a lista abaixo). Algumas empresas apresentaram ofertas para mais de um trecho, mas pelas regras do edital cada concorrente só pode ficar com dois. As ofertas somaram R$ 28,5 milhões, praticamente a metade do orçamento máximo estimado pelo DNIT.

A partir de agora o órgão vai analisar a documentação apresentada e verificar a qualificação técnica das interessadas para a execução do serviço, que deve levar de 540 a 720 dias, de acordo com as características dos lotes. As empresas que forem homologadas disputam depois pelo critério de preço apresentado. Vence quem se dispor a fazer o trabalho pelo menor valor.

Os projetos de engenharia incluem, além da duplicação, restauração e adequação da capacidade da rodovia neste novo trecho. Ao longo dos quase 230 quilômetros, estão previstos 75 pontos com obras de arte especiais, como pontes, viadutos e passarelas.

Continua depois da publicidade

Além disso, segundo o DNIT, também estão sendo avaliados túneis na região de Ibirama e contornos nas passagens urbanas de Apiúna, Ascurra e Pouso Redondo, além de mudança de traçado em alguns pontos e 60 quilômetros de marginais. Essas soluções, diz o órgão, são prospecções iniciais e serão confirmadas ou alteradas na elaboração dos projetos.

Com os projetos concluídos, o órgão lançará outra licitação, aí para a execução da obra em si. Não há prazo para isso acontecer.

Veja a divisão por lotes

  • Lote 1 – de Indaial a Apiúna
  • Lote 2 – de Apiúna a Lontras
  • Lote 3 – de Lontras a Agronômica
  • Lote 4 – de Agronômica a Pouso Redondo
  • Lote 5 – de Pouso Redondo a Ponte Alta
  • Lote 6 – de Ponte Alta a São Cristóvão do Sul
  • Lote 7 – de São Cristóvão do Sul a Curitibanos
  • Lote 8 – de Curitibanos a Campos Novos

Leia também

Blumenau decreta situação de emergência por epidemia de dengue

Shopping de Blumenau insiste, mas juiz nega despejo do Starbucks por atraso no aluguel

Dona da rede Condor compra shopping de Joinville que encerrou atividades

SC tem 8 das 100 empresas do Brasil protagonistas em inovação, diz ranking; veja lista

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp