Professores, servidores, alunos e representantes do Conselho Universitário (Consuni) escolhem hoje o novo reitor e vice-reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb) para os próximos quatro anos. No total, 9.114 pessoas estão aptas a votar.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

O horário da votação é das 8h às 22h. A única exceção é na Policlínica Universitária (Campus 5), onde a votação ocorrerá das 8h às 18h. Dezoito urnas convencionais serão usadas no processo. Nas eleições da Furb o voto é na cédula de papel.

Outra característica da eleição na Furb é que os votos têm pesos diferentes. O dos 1.164 professores, servidores e conselheiros tem peso 70%. Já o voto dos 8.451 estudantes da graduação, pós graduação e Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi), tem peso 30%.

Vence a eleição quem conseguir 50% mais um dos votos válidos. Se nenhuma das quatro chapas que disputam a eleição alcançar esse índice, haverá segundo turno entre as duas chapas mais votadas a ser disputado no dia 24 de outubro.

Continua depois da publicidade

As chapas

Quatro chapas disputam a eleição desta terça-feira na Universidade Regional de Blumenau (Furb). O vencedor vai substituir João Natel Pollonio Machado, que está à frente da universidade há oito anos.

A chapa 1 é encabeçada pelo professor Everaldo Artur Grahl, do Departamento de Sistemas e Computação – Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN. A chapa 2, tem como candidato a reitor a professor Valmor Schiochet, do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia – Centro de Ciências Humanas e da Comunicação – CCHC.

A candidata da chapa 3 é a professora Márcia Cristina Sardá Espíndola, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Centro de Ciências Tecnológicas – CCT e na chapa 4, o professor Udo Schroeder, do Departamento de Contabilidade – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA e atual vice-reitor da Furb, é o candidato a reitor

Todos participaram do último debate da campanha na noite de segunda-feira no auditório do Bloco J no campus 1 da instituição. Por quase duas horas eles respoderam a perguntas feitas entre eles e outras feitas por jornalistas. A chapa eleita permanecerá no cargo por quatro anos.

Continua depois da publicidade