Recebi vídeos que mostram como atuam os ladrões que levaram, entre outras coisas, as janelas do prédio do antigo Grande Hotel Blumenau, na esquina da Alameda Rio Branco com a Rua XV de Novembro, no Centro. Um deles flagra a retirada de uma das janelas da edificação. Foi gravado no dia 28 de julho.
Continua depois da publicidade
Em outro, gravado em fevereiro, há uma pessoa na cobertura de uma das áreas do prédio e parece retirar algum material não identificado. Nos demais vídeos, de maio, homens circulam livremente pelas áreas externas do imóvel e pulam o muro dos fundos, que dá para o ribeirão Garcia.
As imagens mostram o quão vulnerável é o prédio que está desocupado desde 2014, quando a Justiça decretou a falência do Grande Hotel. Mesmo com os tapumes colocados nos acessos, os larápios dão um jeito de entrar e levar o que podem.
O administrador judicial da empresa, o advogado Gilson Sgrott, disse que havia no prédio equipamento de segurança. Muita coisa também acabou sendo furtada. Quando tomou conhecimento do furto das janelas, nesta semana, a segurança foi reforçada no local.
Venda do prédio
O prédio pertence à massa falida da empresa e já foi a leilão mais de uma vez, sem sucesso. O dinheiro seria usado para pagar dívidas deixadas pela empresa.
Continua depois da publicidade
Na próxima semana haverá uma nova tentativa de venda. Um pregão vai reunir propostas de possíveis interessados no imóvel. O valor mínimo é de R$ 14 milhões.
Fica aqui a torcida para que esse canto do Centro ganhe um novo destino e afaste, de uma vez por todas, os mal-intencionados.
Assista às imagens