Multiplicaram-se nas redes sociais na semana passada fotos e vídeos que mostram a confusão causada pela mudança do estacionamento na Rua Alberto Stein, mais especificamente em frente ao ginásio do Galegão. Desde a Oktoberfest, parte das vagas em 45 graus foi destinada apenas para motocicletas.

Continua depois da publicidade

A sinalização vertical foi providenciada. Há, segundo o diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), Jailson Cândido, três placas no local indicando que aquelas vagas são exclusivas para motos.

O problema é que as vagas continuam largas e em 45 graus como antigamente, o que segundo os motoristas lesados, induz o condutor ao erro. Por ser uma vaga, aparentemente, mais adequada a carros do que motos, muitos acabam estacionando sem perceber a regra vigente.

Para acabar com a confusão, a Guarda providenciou nesta segunda-feira cones e fitas, impedindo dessa forma que carros estacionem no local. Segundo Jailson, motos podem estacionar mesmo com os cones e as fitas.

Algo me diz que com os obstáculos ninguém vai se atrever a estacionar por lá. Nem mesmo os motociclistas. A impressão que dá é a de que as vagas foram interditadas.

Continua depois da publicidade

Soluções

O diretor de Trânsito disse que já passou o problema para a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan). Para Jailson, o ideal era transferir as vagas para motos para o lado direito da pista, evitando a confusão que agora ocorre.

Outra solução seria acabar com as vagas em 45 graus e deixar que as motos estacionem perpendicularmente à via, como ocorre nas vias com meio-fio. Uma solução deve vir da Seplan nos próximos dias.