O sistema está em fase de teste, mas quem baixar ou atualizar o aplicativo da Blumob para smartphones já pode ter uma ideia de como vai funcionar e até testar a função de localização dos ônibus do transporte coletivo de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Ao abrir o aplicativo um mapa do Google Maps dá a localização dos pontos de ônibus mais próximos. Clicando sobre um dos pontos é possível ver quais linhas passarão por ele e em quanto tempo o ônibus vai chegar.

Se o tempo de chegada estiver em verde, é porque aquele veículo já está sendo monitorado via GPS. Também é possível ver a localização dos veículos. Para isso, basta tocar no desenho do ônibus e imediatamente um mapa é aberto com a posição em tempo real de todos os veículos que estão fazendo essa linha e já têm o GPS funcionando.

Rota recomendada

Continua depois da publicidade

Outra possibilidade é digitar o nome ou endereço do destino. O aplicativo dá as opções de deslocamento a partir do local em que o usuário está. No teste que fiz ele dizia que eu deveria caminhar por dois minutos até um determinado ponto de ônibus, embarcar em um determinado ônibus que passaria um minuto após a minha chegada ao ponto e desembarcar em determinado ponto. de onde eu caminharia mais dois minutos até chegar ao meu destino.

Como dito no início, o sistema ainda está em fase de teste. Segundo o diretor da Blumob, Maurício Garroti, ainda faltam alguns ajustes no GPS de alguns carros, mas o sistema deve ser oficialmente apresentado nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo presidente do Seterb, Marcelo Althoff.

Por enquanto, só troncais

No momento o sistema já tem as informações de todos os veículos que atendem as linhas troncais, aquelas feitas de um terminal para outro, como a 10, 11 e 30 por exemplo. Garroti diz que no futuro próximo toda a frota será monitorada pelo sistema e terá as informações disponíveis no aplicativo.

O aplicativo foi feito em parceria com a MobiliBus, empresa de Blumenau que criou uma ferramenta usada em outros aplicativos de deslocamentos, como o popular Moovit, usado em diversas cidades no planeta. A diferença é que o usuário do aplicativo da Blumob terá canal direto de comunicação com a empresa em caso de dúvida, sugestão ou reclamação.

Continua depois da publicidade

Reconhecimento facial

Além da localização por GPS, a Blumob deve também deve oficializar o sistema de reconhecimento facial dos usuários do transporte coletivo. Todos os veículos receberam um aparelho que vai servir para verificar se a pessoa que embarcou no ônibus com o cartão para estudante, por exemplo, é de fato o estudante que tem direito ao benefício do desconto de 50% na passagem. A ideia é diminuir o uso de cartões que oferecem algum tipo de desconto por pessoas que não têm o direito ao benefício.

Os dois sistemas devem ser apresentados oficialmente nos próximos dias.