A Unimed Blumenau foi condenada a devolver à prefeitura cerca de R$ 12 milhões. O valor, já corrigido, corresponde a um desconto que o poder público concedeu em 2003 quando a cooperativa liquidou uma dívida que tinha referente ao recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS). O desconto foi concedido por meio da lei complementar 407/2003.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
A decisão é do juiz Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, titular da 2ª Vara da Fazenda de Blumenau, em ação movida pelo Ministério Público Estadual que questiona a legalidade do abatimento concedido na época. Para o magistrado, o desconto foi ilegal porque não obedeceu às normas tributárias e privilegiou unicamente a Unimed, sem nenhuma vantagem para o poder público municipal.
O que diz a cooperativa
Apesar de ainda não ter sido comunicada sobre a decisão, a Unimed Blumenau adianta que vai recorrer. A cooperativa diz que o recolhimento do imposto foi feito legalmente e reforça que desde o início da ação prestou todos os esclarecimentos possíveis à Justiça.
A mesma decisão que condenou a Unimed inocentou o ex-prefeito Décio Lima, o ex-secretário João Krein e o ex-procurador Carlos Vinci, também réus na ação. O juiz entende que não houve erro grosseiro por parte dos administradores públicos e nem comprovação de que os mesmos atuaram de má-fé ou receberam algum benefício.
Continua depois da publicidade