Na semana em que veio à tona a cruel morte de onças-pardas por caçadores no Alto Vale do Itajaí, chega uma notícia animadora para a preservação da espécie na região. Uma onça fêmea e dois filhotes foram flagrados pela câmera do projeto Carnívoros no Parque Nacional da Serra do Itajaí. É a primeira vez que a cena é registrada em 10 anos de monitoramento por câmera na área de preservação.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

A câmera fica escondida no meio da mata e as imagens foram recolhidas nesta segunda-feira, dia 20. Segundo a bióloga do Instituto Caeté-Açu, Cintia Gruener, os animais foram filmados no dia 2 de agosto.

Confira abaixo trecho do vídeo captado pela câmera do Projeto Carnívoros

Dois dias antes, outras duas onças machos foram filmadas no mesmo local. Uma delas tinha a coleira de monitoramento colocada anos atrás pelo projeto. A outra parece ser um animal que até então não está sendo rastreado pelos biólogos.

Continua depois da publicidade

Cintia diz que os filhotes que aparecem na imagem já têm tamanho de adulto, mas devem ter de um ano a um ano e meio de idade. O local do flagrante é guardado sob sete chaves para evitar a atuação de caçadores. Os biólogos também pediram reforço na fiscalização à Polícia Ambiental, parceira no projeto Carnívoros.

Em 2010 o projeto havia identificado quatro onças no Parque da Serra do Itajaí, o menor índice em área de Mata Atlântica no Brasil. Com as novas imagens surge a esperança de que a espécie ameaçada de extinção, também conhecida como puma e leão-baio, comece a se multiplicar na região.

Carnívoros

O projeto Carnívoros é uma iniciativa do Centro Nacional de Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), ligado ao ICMBio, em parceria com o Instituto Caeté-Açu, de Blumenau. Tem como objetivo estudar os hábitos destes animais, ajudar na preservação da espécie ameaçada de extinção e identificar áreas prioritárias dentro do parque, contribuindo com a conservação de outras espécies e do meio ambiente como um todo.

O Parque Nacional Serra do Itajaí tem o território distribuído em nove municípios: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

Continua depois da publicidade