Vai começar a funcionar nos próximos dias o sistema de reconhecimento facial no transporte público de Blumenau. As mais de 280 câmeras foram instaladas nos ônibus da Blumob e nos terminais e todo o sistema já está em fase de teste.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Com as câmeras, será possível saber se quem está passando o cartão de estudante é, de fato, a pessoa que tem direito ao benefício de 50% de desconto. Se o rosto do portador do cartão não conferir com o do estudante cadastrado no sistema, o acesso não será permitido. Ou a pessoa paga a passagem ao cobrador ou ela desce do veículo.
Leia outras postagens de Pancho
Nos próximos dias, o Seterb e a Blumob anunciarão com detalhes como vai funcionar todo o sistema, mas não vão anunciar quando ele de fato entra em operação. A ideia é surpreender os infratores. Com o sistema, Blumob e Seterb terão noção do tamanho do rombo causado pelas fraudes.
Continua depois da publicidade
A implantação do sistema está prevista no contrato de concessão do serviço de transporte público. A Blumob teria até três anos para providenciar a tecnologia, mas se antecipou pensando nas perdas que as fraudes geram no caixa da empresa e, por consequência, na sustentabilidade do sistema.