A edição da Sommerfest de 2019 terminou no sábado com queda nos números de público, consumo de chope e venda de alimentação. As 24.599 pessoas que passaram pelo Parque Vila Germânica nos quatro finais de semana da festa representam uma redução de 23,9% em relação ao ano passado.
Continua depois da publicidade
Os visitantes beberam 64.202 copos de chope e consumiram 11.972 itens de alimentação. A queda na venda desses produtos em relação à edição de 2018 foi de, respectivamente, 11% e 44,6%.
Algumas novidades marcaram a edição deste ano da Sommerfest. Houve desfile na Rua Alberto Stein e dentro dos pavilhões e a música no Eisenbahn Biergarten abrangeu diversos estilos, como rock, pop e sertanejo universitário. No Setor 1 predominou a música germânica. A festa ocorreu sempre nas sextas-feiras e sábados. Antes ela ocorriam nas quintas e sextas-feiras.
O presidente do Parque Vila Germânica e secretário municipal de Turismo, Ricardo Stodieck, diz que a queda de público pode ter relação com o intenso calor e as fortes chuvas do período. Outros fatores que podem ter influenciado negativamente são a queda na quantidade de turistas argentinos no Estado e de turistas em geral no Vale e no litoral.
Continua depois da publicidade