São negativos, por enquanto, os números da Sommerfest deste ano. Passados dois finais de semana — metade da festa — a organização registra queda no número de visitantes, no consumo de chope e na alimentação.
Continua depois da publicidade
Em quatro dias, a Oktober de verão recebeu 12.439 pessoas, 16% menos que nos primeiros quatro dias do ano passado. Foram consumidos 34.431 copos de chope, com leve queda de 1%, e foram vendidos 6.424 itens de alimentação, 26% menos que em 2018.
Para o presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, dois aspectos podem explicar o encolhimento. O primeiro deles foi a previsão de chuva forte para o fim da tarde de sábado, que não se confirmou. Como o alerta foi dado na sexta-feira, muita gente deve ter se reprogramado, deixando de lado a Sommerfest.
O outro fator tem relação direta com o desempenho do turismo no litoral de Santa Catarina nesta temporada. Stodieck diz que tem ouvido avaliações negativas nas praias, principalmente sobre a questão econômica. Como a Sommerfest recebe turistas que estão no litoral, é possível que a tendência negativa de lá tenha refletido aqui.
Mudança nos dias
Sobre a possibilidade de o movimento ter sido afetado pela mudança nos dias da festa — antes era quinta e sexta e agora é sexta e sábado — o secretário diz que essa avaliação será feita quando o evento terminar. Stodieck diz que muita gente se queixou do fim da festa nas quintas-feiras, principalmente as pessoas que seguem na sexta para o litoral. Em contrapartida, muita gente elogiou a festa aos sábados, por ser um dia mais tranquilo na cidade e sem muitas opções de lazer durante a temporada.
Continua depois da publicidade