O Sindicato das Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte de Blumenau (Sindetranscol) convocou motoristas e cobradores da cidade para uma assembleia geral extraordinária. O principal assunto da pauta será a defesa do emprego dos cobradores. O encontro está agendado para quarta-feira, às 8h30min, na sede do sindicato.
Continua depois da publicidade
Recentemente a coluna publicou que o Serviço Autônomo municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) encomendou estudo técnico para confirmar a informação de que o custo para manter ar-condicionados nos ônibus das linhas troncais é semelhante ao custo dos cobradores. Se a informação for confirmada, consulta pública deve ser feita para saber se o passageiro prefere ter cobrador ou ar-condicionado nos veículos
Legislação
Em Blumenau há uma lei municipal que obriga a empresa responsável pelo transporte público da cidade a manter dois funcionários em cada veículo, motorista e cobrador. Ela foi aprovada na época em que se discutia a implantação do sistema eletrônico de passagens.
Em 2017 foi feito um complemento dizendo que o cobrador só será dispensado em linhas com baixa demanda com o aval do sindicato da categoria.
Continua depois da publicidade