*Por Aline Camargo, interina.

Durante a chuva que caiu na madrugada de segunda, enquanto boa parte dos blumenauenses ficava apreensiva em casa com mais um temporal, servidores da Secretaria de Defesa do Cidadão trabalhavam na limpeza do Dique da Fortaleza para manter o equipamento em pleno funcionamento.

Continua depois da publicidade

A ação, que começou a 1h e só terminou às 6h, precisa ser feita sempre que chove com intensidade um pouco maior, explica o secretário de Defesa do Cidadão Rodrigo Quadros. A maioria dos resíduos retirados durante a chuva são naturais, ou seja, galhos e mato de modo geral (detalhe), porém, o secretário explica que quanto mais forte a chuva, piores são os entulhos retirados. Até geladeira e fogão já foram içados pela garra mecânica utilizada para o trabalho.

Além da importância da limpeza feita ainda durante a chuva, que mantém a integridade do equipamento e o cumprimento da função, fica um alerta para a excessiva quantidade de lixo que ainda corre no ribeirões, não só de Blumenau. Pneus, garrafas pet e jornais, por exemplo, não são biodegradáveis, mas são recicláveis, e estão sempre entre os dejetos das cheias. Há uma semana vimos as ruas se encherem com as águas de um forte temporal como se fosse uma enchente. A quantidade de chuva foi excessiva, muito além da média para o período do ano, mesmo assim, se a quantidade de resíduos sólidos que corre nas artérias do Vale fosse menor, a resposta da rede de drenagem poderia ser melhor e evitaria uma série de transtornos, ou pelo menos reduziria os prejuízos.

Leia todas as publicações de Pancho

Continua depois da publicidade