Há anos publiquei aqui sobre os planos do Samae de Blumenau de espalhar alguns Ecopontos pela cidade. O objetivo era facilitar a vida de quem separa corretamente o lixo reciclável e eletrônico do orgânico e se preocupa com a correta destinação desse material.
Continua depois da publicidade
Demorou, mas parece que enfim os planos começam a sair do papel. O Samae apelou a expertise do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e deve providenciar estrutura semelhantes às usadas pelas cidades da região.
Segundo o presidente do Samae, André Espezim, inicialmente os ecopontos de Blumenau devem ser espalhados em cinco pontos em bairros das diferentes regiões. Um deles deve ser instalado na Rua Humberto de Campos. É possível que a licitação ocorra até o fim do ano.
Sacolas verdes

Outra boa notícia é a adoção de sacolas verdes em Blumenau. O Samae deve seguir o exemplo de cidades vizinhas e vai distribuir sacolas plásticas para que o cidadão coloque nelas o lixo reciclável. Dessa forma diminui o risco de os coletores misturarem o material com o lixo orgânico.
Recentemente o vereador Oldemar Becker apresentou um anteprojeto ao Executivo propondo a adoção das sacolas verdes. Segundo ele, Jaraguá do Sul triplicou o volume de lixo reciclável coletado com a medida.
Continua depois da publicidade