
A partir de março cruzamentos estratégicos da cidade de Blumenau terão placas fixadas nos postes com mensagens desencorajando o ato de dar esmolas a pedintes. As placas também trazem os telefones da equipe do Centro de Atendimento para a População de Rua (Centro Pop), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ela aborda os pedintes e tenta encaminhá-los aos serviços oferecidos pelo município.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário Oscar Grotmann Filho, essas placas serão inicialmente fixadas nos locais com maior incidência de pedintes, como os cruzamentos das ruas Heinrich Hosang e 7 de Setembro, Paraíba com São Paulo entre outros. Mais tarde eles também devem ser fixados em alguns bairros da cidade.
A prática está amparada em lei aprovada na Câmara no ano passado. Os principais objetivos são: desestimular a doação de dinheiro a pedintes, impedir a exploração do trabalho infantil nas ruas, reduzir a evasão e escolar e impedir que dependentes químicos usem a esmola para sustentar o vício.
Continua depois da publicidade