Nota de correção: Até as 14h30min do dia 18 de abril de 2019 este texto informou que o valor do robô era de R$ 12 milhões. A informação equivocada foi repassada pela assessoria de imprensa do Hospital Santa Isabel, que posteriormente repassou o valor correto.

Continua depois da publicidade

Está programado para chegar no fim de maio ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau, o primeiro robô-cirúrgico de Santa Catarina. O Da Vinci Si tem quatro braços: um com câmera e os outros três com equipamentos para os procedimentos cirúrgicos.

O investimento do hospital foi de R$ 6 milhões e o equipamento é indicado para diversas especialidades, como urologia, cirurgia digestiva, ginecologia, cirurgia torácica e intervenções em cabeça e pescoço. Além da precisão nos movimentos, o robô oferece uma imagem tridimensional ao cirurgião que opera o equipamento que pode ser ampliada em até 15 vezes.

Inicialmente as cirurgias com o robô só serão oferecidas para pacientes particulares ou com convênios. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não cobre o procedimento.

Continua depois da publicidade