Notícia boa para quem vive em Rio do Sul. Depois de cinco anos o governo do Estado deu sequência ao projeto de melhoramento fluvial dos rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu. O objetivo é fazer a limpeza e o desassoreamento da calha dos cursos d’água que cortam a cidade, além de executar outros serviços que devem colaborar com o aumento da vazão dos rios e, com isso, diminuir os impactos negativos na população em caso de enchente.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Lucas Esmeraldino, e o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Junior, entregaram ao presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Venâncio, o estudo do serviços que serão executados para obtenção do licenciamento ambiental.
Quando a licença for emitida o governo estadual providenciará a licitação para contratar a empresa responsável pelos serviços. A estimativa é de um investimento de aproximadamente R$ 3,8 milhões, dinheiro que virá do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
O melhoramento será executado em 8,2 quilômetros de rios na capital do Alto Vale do Itajaí. No Rio Itajaí-Açu serão 4,5 quilômetros. No Rio Itajaí do Oeste, 700 metros, e no Rio Itajaí do Oeste, três quilômetros. A estimativa do secretário da Defesa Civil é de que o serviço seja executado em dois anos.
Continua depois da publicidade