Pomerode ganhou destaque importante no livro O Brasil que Pedala – a Cultura da Bicicleta nas Cidades Pequenas, que será lançado na cidade nesta semana. A obra traz um levantamento da relação de 11 cidades de pequeno porte com a bicicleta. A cidade mais alemã do Brasil é um dos capítulos do livro.

Continua depois da publicidade

A obra foi organizada por André Soares, da União de Ciclistas do Brasil, e Daniel Guth, da Aliança Bike, com apoio do Itaú Unibanco. O lançamento em Pomerode está agendado para quinta-feira, às 19h, no Bierwein.

Estatísticas

A publicação traz alguns dados curiosos sobre o uso da bicicleta na cidade. Quase metade (49%) dos ciclistas tem de 10 a 29 anos. Quatro em dez são mulheres, fato que chamou a atenção dos organizadores, já que a média de mulheres ciclistas é de 7% em grandes cidades.. Mais da metade dos pomerodenses (54%) que andam de bicicleta usa o veículo sete dias por semana.

A pesquisa também aponta que no passado havia ranchos de madeira em pontos estratégicos da cidade que serviam de bicicletário. Esses ranchos também eram instalados nas bases dos morros residenciais. O restante do trajeto era feito a pé.

Continua depois da publicidade