Está mais do que na hora de estabelecermos um padrão nacional para feriados e pontos facultativos. Este Dia do Trabalhador é um exemplo clássico da bagunça.
Continua depois da publicidade
Ontem, véspera de feriado, muitos enforcaram e outros tantos trabalharam normalmente. A prefeitura de Blumenau decretou ponto facultativo, mas o governo estadual não. Ou seja, diversas repartições públicas que atendem o cidadão funcionaram normalmente, como o Ciretran, mas outras, como a Praça do Cidadão, permaneceram de portas fechadas para transformar o 1º de maio em feriadão.
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
As escolas e creches municipais e estaduais não abriram as portas ontem e sabe-se lá com quem os pais que tinham que trabalhar deixaram os filhos. Nas particulares não houve consenso. Teve quem emendou e teve quem considerou a segunda-feira um dia normal, com aulas e atividades curriculares.
Leia outras postagens de Pancho
Continua depois da publicidade
Deveríamos estabelecer um regra para toda a nação. Na Inglaterra, por exemplo, o Dia do Trabalhador é comemorado na primeira segunda-feira de maio. Por que não adotarmos o sistema? E assim poderia ser com outros feriados, como Tiradentes e fundação de Blumenau, por exemplo. Ninguém mexeria em Natal, Ano-Novo, Sexta-feira Santa e Carnaval, claro.